Ouvindo...

Governo sanciona lei que permite auxílio-moradia para mulher vítima de violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a lei que permite auxílio moradia para retirar mulheres de locais de violência

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona lei que permite auxílio-moradia para mulheres vítimas de violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a legislação que altera a da Lei Maria da Penha e determina a inclusão, dentre as medidas protetivas, do auxílio moradia para a mulher vítima de violência.

O Projeto de Lei nº 4.875/2020 foi aprovado no Congresso Nacional em agosto e sancionado, nesta quinta-feira (14), sem vetos,

Um grupo de trabalho, criado dentro do Ministério das Mulheres, tem 60 dias para definir os valores, critérios e regras para concessão do benefício. A partir do estabelecimento de parâmetros, que vai variar de acordo com a cidade, a justiça, avaliando caso a caso, poderá autorizar o pagamento. Nos municípios que não tem casas de acolhida, o auxílio deve começar a ser concedido com prioridade.

O objetivo é retirar as mulheres do ambiente em que possam conviver com o agressor. Segundo o governo federal, a política deve começar a ser implementada em breve.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.