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Diretor da INC S.P.A detalha projeto e fala de desafios para construção do Rodoanel de BH

Comitiva do governo de Minas se reuniu com direção da empresa italiana que vai construir o novo Rodoanel Metropolitano de BH

O gerente da empresa italiana INC S.P.A no Brasil, Nicola Trovato, afirmou que a empresa pretende começar as obras de implantação do Rodoanel Metropolitano de BH até o final de 2024, mas ressaltou que a construção da nova estrada que vai ligar os municípios da região dependem de licenças ambientais que ainda estão em processo de avaliação.

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A reportagem da Itatiaia conversou com exclusividade com o diretor da empresa italiana que será a responsável por construir e gerenciar o Rodoanel. Ele detalhou as características do projeto, falou sobre a semelhança com outras estradas gerenciadas pela INC S.P.A na Europa, como a Superestrada Pedemontana Veneta, um trecho de 162 quilômetros que linha as cidades Montecchio Maggiore até Spresiano, na região de Veneto, na Itália.

“O primeiro desafio fica na obtenção da licença prévia. O próximo passo, depois da obtenção da licença prévia, é o começo das desapropriações”, explicou Trovato.

Cronograma

“A obra, conforme o cronograma de investimentos, está prevista para começar no começo de 2025. Mas estamos fazendo, junto com o estado de Minas Gerais, o máximo esforço para começar a obra no final de 2024”, afirmou o diretor da empresa italiana.

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O processo de licenciamento, no entanto, pode enfrentar dificuldades técnicas, já que as prefeituras de Contagem e de Betim apontam problemas ambientais e sociais no traçado da nova via.

A construção de uma rodovia passando próximo da reserva de Várzea das Flores e atravessando regiões de comunidades históricas é alvo de críticas das duas prefeituras e de movimentos sociais, que pedem uma revisão do traçado.

Encontro na Itália

Nesta sexta-feira (8), os donos da empresa receberam a visita do governador Romeu Zema (Novo) na sede da empresa, em Bassano del Grapa, em Veneto. A empresa foi fundada na década de 1960, pela família Dogliani e se tornou uma das principais no setor de infraestrutura da Itália.

“Nossa empresa está presente no Brasil desde 2019. Olhamos muitas licitações e encontramos, nessa, um desafio parecido à rodovia que construímos na Itália, que é a Pedemontana Veneta. Achamos que podemos colocar a mesma tecnologia para a execução do Rodoanel. Encontramos, nesse leilão, a rodovia perfeita para a nossa empresa”, analisou Trovato.

Segundo ele, a estrada entre Spresiano e Montecchio Maggiore serve como uma inspiração para o projeto do Rodoanel de BH, uma vez que as características dos projetos e das duas regiões são parecidas, com os mesmos tipos de obras previstas.

O Rodoanel de BH é apontado pelo governador Romeu Zema como a principal solução para resolver o problema do Anel Rodoviário, palco frequente de acidentes. A estrada terá 100 quilômetros de extensão e vai cruzar 11 cidades da região Metropolitana de BH.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
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