O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (18) que não pretende se aposentar do tribunal e que está “feliz da vida”.
A declaração ocorre em meio a rumores divulgados pela imprensa de que o ministro poderia antecipar sua saída da Corte. As especulações ganharam força após o ministro Gilmar Mendes considerar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) o nome mais indicado para a próxima vaga no STF.
Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Gilmar Mendes afirmou que Pacheco seria seu candidato por reunir “preparo jurídico”. A fala reacendeu discussões sobre uma possível aposentadoria de Barroso.
Questionado por jornalistas, durante agenda em Mato Grosso, se estaria prestes a deixar o tribunal, Barroso foi direto: “Não estou me aposentando, não. Estou feliz da minha vida.”
Ainda durante sua fala, o ministro também defendeu a convivência democrática entre posições divergentes.
“O que nós precisamos recuperar, eu sempre insisto, é a civilidade, a capacidade das pessoas que pensam de maneira diferente poderem conviver com respeito e consideração. Hoje, quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, é meu parceiro”, afirmou Barroso.
O presidente do STF ainda complementou suas declarações dizendo que a democracia pressupõe a pluralidade.
“O pensamento único só existe em ditaduras. O grande problema não é a polarização, porque ideias diferentes sempre vão existir. O que aconteceu de novidade no mundo foi a intolerância, o extremismo e a incapacidade de aceitar o outro que pensa diferente”, completou Barroso.