O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta semana de uma celebração do Dia da Amazônia, marcada para terça-feira (5), e do desfile de 7 de Setembro, na quinta-feira (7), em Brasília. No próximo final de semana, ela viaja para a Índia, onde participará do encontro do G20.
Veja a agenda do presidente:
Na tentativa de desvincular o feriado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que explorava a data nacional para realizar atos políticos, o governo Lula já desembolsou R$ 3 milhões na contratação da empresa que vai fazer a montagem e organização do desfile do 7 de Setembro, mais do que o dobro gasto por Bolsonaro em seu primeiro ano de mandato.
Após o fim das comemorações da Independência, Lula irá embarcar para a Índia, onde irá participar, no sábado, 9 e no domingo, 10, da 18º Cúpula dos Chefes de Estado e Governo do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias globais), em Nova Délhi.
Além destas agendas oficiais, há também a expectativa que Lula visite São Paulo e Minas Gerais após a viagem internacional para a apresentação de obras do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
O petista disse que convidou os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (NOVO-MG) para participar dos eventos. Questionado, Tarcísio disse que fará “todo o esforço” para estar presente na cerimônia, que ainda não tem data e hora para acontecer.
“Havendo programa do PAC em São Paulo, a gente vai fazer todo esforço para estar presente sim. É importante. São obras que a gente vai fazer em conjunto e o destinatário final da política pública é o cidadão”, disse o governador.