Ouvindo...

Aliados de Zema criticam governo e citam ‘desprezo’ a deputados

Arnaldo Silva e Noraldino Júnior disseram que é necessário que Cidade Administrativa melhore relacionamento com parlamentares

O deputado estadual Arnaldo Silva (União) criticou nesta terça-feira (29) a postura do governo de Romeu Zema (Novo) em relação à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Segundo ele, o governo não quer ouvir e desconsidera a atuação dos parlamentares.

Integrante da base de apoio ao governador, Arnaldo é o presidente da principal comissão da Casa, a de Constituição e Justiça, pela qual todos os projetos precisam passar para serem aprovados. Ele tem o poder de decidir quais textos serão votados e quais ficarão engavetados. As críticas ao governo foram endossadas por Noraldino Júnior (PSC), outro aliado do governador na ALMG.

“O sentimento que eu tenho alimentado a cada dia é um sentimento de desconsideração e até mesmo de desprezo por parte de alguns órgãos e secretarias do governo do estado”, discursou Arnaldo Silva durante reunião de plenário nesta terça-feira. “É um sentimento que eu percebo vem tomando conta desta Casa: de um governo que parece que não quer ouvir o Legislativo, que desconsidera a atuação parlamentar”, continuou o deputado.

Ele citou como exemplo o fato de ter realizado diversas reuniões com o governo nos últimos meses para diminuir a fila de cirurgias eletivas no Triângulo Mineiro, retomar as obras da Hidroex em Frutal e colocar em vigor uma lei aprovada em 2014 que permite que pessoas com deficiência possam tirar carteira nas respectivas regiões onde moram em vez de terem que se deslocar até Belo Horizonte. “Não foi uma, duas ou três vezes que eu bati na porta do governo para buscar solução”, disse Arnaldo.

Já Noraldino disse que algumas palavras perderam o sentido. “A palavra respeito, a palavra dignidade e a palavra credibilidade. Credibilidade não se constrói com palavras, mas com ações e exemplos. Eu acho que Vossa Excelência traz um alerta e um desabafo que grande parte dos parlamentares tem vontade de falar. Vossa Excelência me representa em todas as falas no dia de hoje”, disse ele, em referência a Arnaldo Silva.

A Itatiaia procurou o líder de Governo, João Magalhães (MDB), e aguarda um posicionamento sobre as declarações dos parlamentares. O emedebista atua como uma espécie de “ponte” entre a ALMG e a Cidade Administrativa.

O governo Zema enfrentou problemas de articulação política durante o primeiro mandato do governador, mas em 2023 conseguiu formar uma base ampla de apoio no Legislativo com cerca de 50 dos 77 deputados. Com isso, conseguiu aprovar projetos considerados prioritários no primeiro semestre, como a reforma administrativa, aumento de salário para o governador e os secretários e o fim do IPVA Complementar para locadoras de veículos. No período, também houve a troca do secretário de Governo: Igor Eto deixou o cargo, que foi assumido pelo deputado estadual Gustavo Valadares (PMN).

Leia mais