A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aceitou, nesta quarta-feira (23), o pedido de concessão de cidadania honorária ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A homenagem deve ocorrer na próxima segunda-feira (28), quando o capitão reformado estará em Belo Horizonte.
Na abertura da reunião plenária desta quarta-feira, o presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), leu o requerimento assinado por 26 colegas que, encabeçados por Coronel Sandro (PL), autorizaram que a homenagem acontecesse na Assembleia Legislativa.
A concessão da cidadania honorária a Bolsonaro foi pedida pelo governador Romeu Zema (Novo), em 2019, mas nunca ocorreu. Naquela época, a homenagem só poderia ser reivindicada pelo chefe do Executivo estadual - regra que foi alterada no ano seguinte.
Nesta semana, o deputado Coronel Sandro recebeu apoio de deputados de PL, Republicanos, PP, Avante, Novo, PSD, PSC, União Brasil, MDB, Solidariedade e PDT para que a homenagem seja feita no plenário da Assembleia. (Veja a lista completa ao fim deste texto).
A expectativa é que a passagem de Bolsonaro por BH seja marcada, também, por um evento com correligionários de Minas Gerais. A atividade, marcada para a sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), na Região Central de BH, deve ter a participação de cerca de 500 lideranças municipais.
Deputados que assinaram o pedido de cidadania honorária a Bolsonaro
Coronel Sandro – PL
Alê Portela – PL
Alencar da Silveira Jr. – PDT
Antonio Carlos Arantes – PL
Bim da Ambulância – Avante
Bruno Engler – PL
Cristiano Caporezzo – PL
Carlos Henrique – Republicanos
Chiara Biondini – PP
Coronel Henrique – PL
Delegada Sheila – PL
Delegado Christiano Xavier – PSD
Doutor Wilson Batista – PSD
Dr. Maurício – Novo
Duarte Bechir – PSD
Eduardo Azevedo – PSC
Enes Cândido – PP
Fábio Avelar – Avante
Gustavo Santana – PL
Ione Pinheiro – União Brasil
João Magalhães – MDB
Leandro Genaro – PSD
Marli Ribeiro – PSC
Nayara Rocha – PP
Professor Wendel Mesquita – Solidariedade
Sargento Rodrigues – PL