Ouvindo...

Times

Biden e Lula falaram sobre Venezuela e Haiti, diz Casa Branca

Presidentes também dialogaram sobre esforço conjunto para preservação do meio ambiente

A Venezuela e o Haiti estiveram entre os tópicos da conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Joe Biden, dos Estados Unidos, segundo a Casa Branca.

Eles conversaram por ligação nesta quarta-feira (16). Ambos se comprometeram a manter “comunicação ativa sobre a situação na Venezuela e no Haiti”, segundo comunicado do governo americano. O governo Lula, porém, não fez referência aos dois países no comunicado sobre o diálogo com Biden.

Meio ambiente

Além disso, um dos principais temas do diálogo foi sobre o esforço conjunto quanto o combate à mudança climática e a proteção do meio ambiente.

“O presidente [Biden] elogiou a liderança regional e global do Brasil em clima, incluindo a realização da Cúpula Amazônica e dos Diálogos Amazônicos para articular uma agenda comum para o desenvolvimento sustentável, combate ao desmatamento e enfrentamento das desigualdades sociais e econômicas”, destacou o comunicado.

Os chefes de Estado também conversaram sobre os preparativos da COP-28 — a Cúpula do Clima da ONU — e do compromisso do presidente norte-americano de solicitar US$ 500 milhões ao Congresso em cinco anos para apoiar o Fundo Amazônia e atividades relacionadas.

Ainda segundo a Casa Branca, Lula e Biden também falaram sobre a perspectiva de que uma missão diplomática para “comércio verde” seja enviada ao Brasil em setembro, para promover investimentos em florestas, uso da terra e energia.

Por fim, os líderes descaram os esforços contínuos para ajudar a mobilizar até US$ 1 bilhão para apoiar a restauração de terras degradadas no Brasil e na região amazônica por meio da International Development Finance Corporation dos EUA.

A conversa entre ambos estava agendada para ocorrer às 12h45 e durou cerca de meia hora. A CNN já havia antecipado o conteúdo da conversa.

Direitos dos trabalhadores e condições de trabalho

Também foi tema da ligação a promoção de melhores condições de trabalho.

“O presidente Biden e o presidente Lula também se comprometeram a trabalhar juntos para promover e proteger os direitos dos trabalhadores e promover prosperidade inclusiva para nossos dois países e para o mundo”, disse a Casa Branca no comunicado.

Como ambos os presidentes têm ligações com o movimento sindical de seus países, já era esperado que eles anunciassem uma iniciativa em comum sobre melhorias das condições de trabalho.

*publicado por Tiago Tortella, da CNN

*com informações de Fernanda Pinotti e Caio Junqueira, da CNN

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais