Uma falha detectada em uma linha de transmissão no Ceará é indicada como uma das causas do apagão ocorrido nas cinco regiões do Brasil, segundo relatório prévio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A expectativa é que os órgãos enviem ao ministro Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia, um relatório completo sobre a pane no sistema elétrico até a próxima quinta-feira (17).
Segundo adiantou Silveira, duas falhas concomitantes são necessárias para provocar um apagão de grandes proporções como o ocorrido nesta terça-feira (15). Este segundo problema no sistema ainda é investigado; mas há suspeita de que seja um erro em uma linha próxima à Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
“No Ceará, houve sobrecarga na transmissão do Ceará, o que levou o sistema a entrar em colapso na região. Quando aconteceu, a ONS agiu imediatamente para modular a carga da energia que chega para Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o que levou à perda energética”, afirmou. “Todas as possibilidades são aventadas. Essa, em especial, por se tratar de um ponto nevrálgico do sistema”, acrescentou sobre a investigação que pode atestar falha na linha de transmissão de Tucuruí, próxima à Usina de Belo Monte.