Ouvindo...

Prefeitura de BH nega autorização para BH Leste operar linhas de ônibus

Mesmo sem autorização legal, empresa já vinha atuando em substituição à Viação Torres

Ônibus em Belo Horizonte

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) rejeitou a indicação da empresa BH Leste para fazer parte do consórcio de mesmo nome que opera parte do transporte público de Belo Horizonte. Conforme documento ao qual a Itatiaia teve acesso, a empresa não conseguiu comprovar capacidade financeira para prestar o serviço. A decisão, datada da última terça-feira (8), é assinada pelo superintendente da Sumob, André Dantas.

A BH Leste foi indicada pelo consórcio BH Leste para substituir a Viação Torres. Porém, mesmo antes de obter a autorização legal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), já vinha atuando como substituta e operando linhas de ônibus pertencentes à Viação Torres. “Em momento algum demos anuência para esta comunicação que foi feita, inicialmente, em 13 de fevereiro, por meio de um ofício do Setra que comunicava que houve a substituição”, disse Dantas em depoimento à CPI dos Ônibus sem Qualidade na sexta-feira (11). Os vereadores também querem descobrir quem é o dono da BH Leste.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) foi procurado, mas ainda não se posicionou. Esta matéria será atualizada.

A reportagem também perguntou à PBH se a saída da BH Leste é imediata e se isso causará transtornos aos usuários, como a paralisação das linhas de ônibus atualmente operadas pela empresa. O Executivo municipal também não se posicionou até a publicação desta reportagem.

“Diante do cenário de incerteza, esta autarquia [...] vem indeferir a integração da empresa BH Leste Transportes S/A no Consórcio BH Leste, por ausência de preenchimento dos requisitos financeiros/contábeis para declarar sua viabilidade econômica para atuar em favor do município de Belo Horizonte como concessionária do serviço de transporte público coletivo”, escreve André Dantas no ofício destinado ao SetraBH.

Ele também pede que o sindicato informe, em cinco dias úteis, as linhas de ônibus pelo qual o consórcio BH Leste é responsável “visando assegurar a continuidade dos serviços”.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.