Três depoimentos prometem marcar a agenda política de Brasília entre segunda-feira (7) e sexta-feira (11) em meio à negociação na Câmara dos Deputados para aprovação do arcabouço fiscal, à articulação do Centrão com o presidente Lula (PT) por
Zambelli em silêncio. O período começará com a oitiva da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Polícia Federal (PF), em São Paulo. Vice-líder da minoria na Câmara dos Deputados e partidária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ela é investigada por participar das invasões ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contratando o hacker Walter Delgatti Neto.
O advogado de Zambelli, Daniel Bialski, confirmou o horário do depoimento, que acontecerá às 14h de segunda-feira no edifício da Polícia Federal na Lapa de Baixo, na capital paulista. Bialski afirmou não ter tido acesso ao inquérito. Assim, ele indicou que a parlamentar deverá permanecer em silêncio. “Embora a deputada queira ser ouvida e prestar todos os esclarecimentos (...), por expressa orientação da defesa técnica, não responderá às perguntas até que sejam fornecidas cópias de todo o inquérito e das cautelares”, declarou em nota à Itatiaia.
Torres responderá à CPMI. No dia seguinte, terça-feira (8), às 9h, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as invasões aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no último 8 de janeiro interrogará Anderson Torres. A oitiva é bastante aguardada pela ala governista nas Casas Legislativas. À época do ocorrido, Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na ocasião, ele estava com a família nos Estados Unidos e a
Alvo da oposição. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tomará o depoimento do chefe da Casa Civil e braço-direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministro Rui Costa (PT), nos próximos dias. A previsão é que a oitiva aconteça na quarta-feira (9) à tarde no plenário da Câmara dos Deputados e seja uma das mais disputadas entre parlamentares de oposição e governistas, que têm protagonizado fortes bate-bocas nas últimas sessões. À mesma data, também deve ser ouvido o ministro Paulo Teixeira (PT), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiares.
Cúpula da Amazônia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em viagem oficial à região Norte do país desde essa sexta-feira (5) e seguirá na localidade até o próximo 10 de agosto, quando deverá voltar à capital federal. Entre terça-feira (8) e quarta-feira (9), ele participará da Cúpula da Amazônia.