Ouvindo...

Haddad aposta em corte de até 0,75 ponto percentual na taxa Selic

Ministro da Fazenda afirmou que projeções estão otimistas para reunião do Conselho de Política Monetária do Banco Central

Ministro Fernando Haddad afirmou que projeções para redução de juros são positivas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que há uma perspectiva positiva do mercado para que o Banco Central reduza a taxa de juros do país em até meio ponto percentual.

A decisão deve ser anunciada, no início da noite, após reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. Esse pode ser o primeiro corte da Selic desde agosto de 2020, quando os juros haviam sido reduzidos de 2,25% para 2% ao ano, a menor taxa da história.

Em participação no programa ‘Bom Dia, Ministro’, Haddad revelou que há uma avaliação mais otimista de que a taxa pode cair até 0,75%.

“Sempre faço questão de ressaltar o trabalho que o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Câmara dos Deputados e o Senado, está todo mundo trabalhando na mesma direção para arrumar a casa, e, tendo esses benefícios, como a queda da inflação e do dólar, tudo isso aponta em uma direção técnica de um corte mais consistente”, avaliou.

“Lembrando que tem gente no mercado, gente que está operando fundos bilionários, apostando em corte de 0,75 ponto. Eu penso que as perspectivas são muito boas, pela razão do esforço feito pela sociedade, por meio de seus representantes, nos primeiros seis meses deste ano”, emendou.

A taxa básica de juros é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de parâmetro para as demais taxas da economia. Atualmente, a taxa de juros está fixada em 13,75% ao ano, o nível mais alto dos últimos 6 anos.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.