Ouvindo...

Cassações de Nikolas, Zambelli, Eduardo Bolsonaro, Petrone e outros seis serão discutidas no Conselho de Ética

Nikolas Ferreira (PL-MG) é alvo do Conselho de Ética por discurso no Dia da Mulher; à ocasião ele usou uma peruca loira e atacou pessoas transexuais e o movimento feminista

Representação pela cassação do mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG) será discutida no Conselho de Ética da Câmara nesta terça-feira

O parlamentar mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros oito políticos estão na mira do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Os pedidos de cassação protocolados contra os nove serão discutidos nesta terça-feira (1º) e os pareceres preliminares votados pelo colegiado. Este é o primeiro dia de retorno às atividades após o recesso parlamentar — que em especial na Câmara se estendeu no decorrer de cerca de um mês.

Os partidos ligados à esquerda são alvo da maioria dos pedidos de cassação; são quatro contra deputados do PSOL — dois, aliás, contra a mesma parlamentar, um contra um político do PCdoB e o último contra um filiado ao PT. Entre os alvos está a deputada eleita por Minas Gerais Célia Xakriabá (PSOL).

Em relação à direita, todos os quatro requerimentos de cassação restantes são contrários a deputados do PL; eles são de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

Saiba o porquê dos deputados serem alvos de pedidos de cassação na Casa:

  • Nikolas Ferreira (PL-MG): o deputado é alvo do pedido de cassação protocolado por PT, PSOL, PDT e PSB sob a alegação de quebra de decoro parlamentar pelo uso de uma peruca loira durante discurso no Dia Internacional da Mulher no plenário da Câmara dos Deputados. As siglas argumentam ainda que o político teceu falas transfóbicas e discriminatórias à ocasião.

  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP): o PT ingressou com pedido de cassação do parlamentar após discussão entre Bolsonaro e o deputado Marcon (PT-RS). O partido argumenta que Eduardo xingou e ameaçou o petista.

  • Carla Zambelli (PL-SP): a representação do PSB contra Zambelli foi protocolada após uma discussão entre a deputada e o parlamentar Duarte (PSB-MA) durante encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

  • José Medeiros (PL-MT): o PT é também o autor do processo contra o deputado mato-grossense por declarações durante a sessão no Dia da Mulher. A sigla alega que Medeiros intimidou a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e agrediu o deputado Miguel Ângelo (PT-MG).

  • Márcio Jerry (PCdoB-MA): o deputado é acusado pelo PL de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC). Imagens de câmeras de segurança mostram que o parlamentar se aproximou da deputada, apoiou o corpo contra o dela e colocou o rosto em seu cabelo.

  • Juliana Cardoso (PT-RS): o PP acusa a petista de quebrar o decoro parlamentar ao classificar como “assassinos” os deputados que se colocaram favoráveis à urgência dos projetos que restringe a demarcação de territórios indígenas.

  • Talíria Petrone (PSOL-RJ): a representação contra Petrone coube ao PL. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ingressou com o pedido de cassação após a deputada ter acusado o colega Ricardo Salles (PL-SP) de fraudar mapas e ser ligado ao garimpo ilegal.

    A deputada do PSOL é acusada em outro processo de cassação movido pelo PL de hostilizar um colega com posição contrária ao marco temporal de terras indígenas.

  • Célia Xakriabá (PSOL-MG): o PL ingressou com pedido de cassação de Célia Xakriabá por discussão ocorrida durante a sessão de votação do marco temporal de terras indígenas no Plenário da Câmara. O partido acusa a deputada mineira de ofender o colega Zé Trovão (PL-SC), autor do requerimento.

  • Fernanda Melchiona (PSOL-RS): a autoria do requerimento contra Fernanda Melchiona pertence ao PL. A sigla representou contra a deputada gaúcha por publicar uma fotografia com deputados gaúchos que votaram pelo marco temporal das terras indígenas.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.