O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve, nesta sexta-feira (28), com o futuro presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
Na comitiva, além de Pochmann, estiveram nomes como o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT-SP) e o sociólogo Clemente Ganz.
“Reunião de debate e trabalho para elaboração de propostas para um futuro com empregos de qualidade e com direitos, iniciativa que estamos construindo em parceria com o governo do presidente Joe Biden”, escreveu Lula, no Twitter.
A reunião com a participação de Pochmann ocorreu após tensões a respeito da indicação dele ao IBGE. O movimento foi criticado por economistas como Edmar Bacha, presidente do instituto nos anos 1990 e um dos formuladores do Plano Real.
Nessa quinta-feira (27), a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB)
“Já fui muito prejulgada em minha vida profissional e política. Vou ouvi-lo primeiro. Há um lado que tem falado bem e outro que tem feito questionamentos. Não quero saber do passado. Quero saber do presente. A conversa será técnica e ele será tratado como técnico. (Pochmann) será muito bem-vindo à nossa equipe. Irá e continuará no IBGE enquanto estiver atendendo aos interesses da sociedade brasileira”, afirmou.