Ouvindo...

Justiça manda Jean Wyllys apagar publicação contra Eduardo Leite

Ex-deputado chegou a sugerir ‘homofobia internalizada’ por parte do governador gaúcho; imbróglio ocorreu por causa das escolas cívico-militares

Leite e Wyllys travaram debate sobre escolas cívico-militares

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou, nesta quarta-feira (26), que o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) apague uma publicação em tom crítico ao governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB). O post, feito no Twitter, trata da decisão do tucano de manter as escolas cívico-militares funcionando no estado.

Na publicação, Wyllys chegou a insinuar que Leite tem “homofobia internalizada”. A decisão, assinada pela juíza Rosália Huyer, atende a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e determina, ainda, a quebra do sigilo dos dados cadastrais do ex-parlamentar na rede social.

A manutenção das escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul foi decidida após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrar o programa federal de apoio a esse modelo de ensino.

“Que governadores héteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada, em geral, desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, bee!”, escreveu Wyllys, na publicação.

Eduardo Leite chegou a se manifestar sobre o tema e lamentou as acusações.

“Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. Jean Wyllys, eu lamento a sua ignorância”, criticou.

À CNN Brasil, o advogado de Wyllys, Lucas Mourão, garantiu que o cliente vai cumprir a ordem judicial.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.