Ouvindo...

Governo federal estuda destinar prédio no centro de BH para projeto de moradia popular

Antiga sede do INSS na capital mineira pode ser incluído em programa de Democratização dos Imóveis da União

Veja o prédio do centro de BH que pode ser incluído em programa de habitação popular do governo federal

O governo federal estuda destinar o antigo prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) da Rua dos Caetés, no Centro de Belo Horizonte, para um programa voltado para moradias populares.

O imóvel onde funcionava a sede do INSS na capital mineira foi ocupado em abril de 2015 por famílias de baixa renda e vem sendo reivindicado como opção para moradias populares por movimentos sociais.

O prédio do centro de BH já havia sido destinado para um programa de moradias populares entre 2013 e 2015, mas o projeto acabou não saindo do papel.

A destinação de imóveis da União para moradias populares está sendo estudada pelo Ministério da Gestão, com o programa Democratização dos Imóveis da União. O programa fará parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prometido pelo governo Lula para este mês.

A ideia do governo federal é transformar ativos da União que não estão sendo usados em habitações populares. O programa contará com parcerias com os estados e com as prefeituras. Os prédios devem passar por reformas de modernização em suas estruturas e em suas instalações.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Ministério da Gestão para saber mais detalhes sobre o projeto que será feito na capital mineira, mas a pasta não apresentou detalhes sobre o projeto para o antigo prédio do INSS da Rua dos Caetés.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.