Ouvindo...

Marcos do Val deve prestar depoimento à PF nesta quarta (19) sobre plano para grampear Moraes

Senador que está licenciado do cargo será ouvido na sede da Polícia Federal após faltar a dois depoimentos

Marcos do Val tem depoimento marcado na PF nesta quarta-feira

O senador licenciado Marcos do Val (Podemos-ES) tem depoimento marcado para esta quarta-feira (19), na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF). Ele é investigado em um inquérito que apura uma reunião entre o parlamentar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado federal, Daniel Silveira (PTB-RJ), sobre um plano para grampear o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O plano foi denunciado pelo próprio Marcos do Val, em uma entrevista à revista Veja em fevereiro deste ano. Desde a publicação da reportagem, o senador mudou de versão diversas vezes e negou a participação do ex-presidente, atribuindo a responsabilidade a Silveira.

Bolsonaro já depôs sobre o encontro na quarta-feira da semana passada, quando apresentou aos agentes da PF um “print” de uma conversa de Whatsapp em que chamada o suposto plano de “coisa de maluco”. O ex-presidente falou com a PF durante 35 minutos e confirmou que a reunião aconteceu no Palácio da Alvorada, mas negou ter feito qualquer menção ao nome de Alexandre de Moraes. Bolsonaro também disse ter ficado em silêncio durante o encontro.

Veja mais:

“Nada foi tratado. Nenhum plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes foi discutido naquela reunião que durou, aproximadamente, vinte minutos. Fiquei em silêncio”, declarou a jornalistas após deixar o prédio da Polícia Federal.

Essa é a terceira tentativa de ouvir o senador Marcos do Val sobre a reunião, já que o parlamentar faltou aos outros dois depoimentos marcados.

No mês passado, ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador em Brasília e Vitória (ES). Na ocasião, foram apreendidos celulares e computadores.

Após a operação, Marcos do Val pediu licença médica do Senado depois de passar mal em seu gabinete. A assessoria do parlamentar confirmou que Marcos do Val está em Brasília e prestará depoimento dessa vez.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.