Ouvindo...

Fala de Barroso sobre ‘derrotar o bolsonarismo’ referia-se ao voto popular, diz assessoria do STF

Por meio de nota, Supremo diz que fala de Barroso se referiu ao voto popular em 2022 e não à atuação de qualquer instituição

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, teve fala questionada por deputados bolsonaristas

A assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou uma nota nesta quinta-feira (13) uma nota explicando que a fala do ministro Luís Roberto Barroso sobre “derrotar o bolsonarismo” se tratava de uma referência ao voto popular e não sobre a atuação de qualquer instituição.

A fala do ministro desagradou vários deputados e senadores bolsonaristas, que afirmam que Barroso “deixou clara sua atuação político-partidária”. Parlamentares informaram que pretendem apresentar um pedido de impeachment do ministro do STF.

Veja a nota do STF na íntegra:

“O Ministro do STF Luís Roberto Barroso, o Ministro da Justiça, Flavio Dino, e o Deputado Federal Orlando Silva estiveram juntos, no Congresso da UNE, para uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Todos eles participaram do Movimento Estudantil na sua juventude. Apesar do divulgado, os três foram muito aplaudidos. As vaias - que fazem parte da democracia - vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE. Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase “Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo” referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.