Ouvindo...

Lula: ‘presidente do Banco Central é teimoso e tinhoso, não tem mais explicação’

Presidente Lula voltou a criticar Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

Presidente Lula fez críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de “teimoso e tinhoso”, e avaliou que a taxa de juros - fixada em 13,75% - deve sofrer reduções nos próximos meses.

Veja mais: Lula promete ao PT que o partido não perderá espaço com minirreforma ministerial

Durante o programa Café com o Presidente na manhã desta terça-feira (11), Lula afirmou que os juros devem começar a cair, uma vez que o Congresso Nacional tem avançado na Reforma Tributária e a inflação começou a cair.

“As pessoas estão ficando mais otimistas, a inflação está caindo, logo logo vai começar a abaixar a taxa de juros, porque o presidente do Banco Central é teimoso e tinhoso, mas não tem mais explicação. Então, temos que ter tranquilidade. Essa semana foi muito importante para o Brasil e espero que o Senado repita a votação da Câmara. Espero chegar ao fim do ano com uma política tributária nova”, afirmou Lula.

Dados divulgados pelo IBGE indicaram queda de 0,08% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, indicador considerado a inflação oficial do país.

O índice teve a menor variação para o mês de junho desde 2017. Lula disse, ainda, que vai dialogar com o Senado para garantir a aprovação da Reforma Tributária.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.