Ouvindo...

CPI do MST: deputados desistem de ouvir ministro de Lula por enquanto, mas aprovam convocação de Gonçalves Dias

Deputados de oposição retiraram o pedido de convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a CPI do MST

Deputado Ricardo Salles

Deputados de oposição desistiram de pedir a convocação do ministro Rui Costa (PT-BA), da Casa Civil, para comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara dos Deputados para investigar ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em contrapartida, o ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, deverá prestar depoimento sobre as invasões de terra ocorridas neste primeiro semestre do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O relator Ricardo Salles (PL-SP) e o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) são os autores dos requerimentos que pediam a convocação do ministro Rui Costa (PT), mas, decidiram retirá-lo de pauta às vésperas da votação na sessão desta terça-feira (11).

O presidente da Suzano, Walter Schalka, também teve o requerimento derrubado. A Suzano, empresa produtora de papel e celulose, por sua vez, foi um dos alvos do chamado “abril vermelho”, mês em que integrantes do MST intensificaram invasões a terras pelo Brasil.

No Espírito Santo, os sem terra ocuparam duas fazendas da empresa e permaneceram lá por dez dias, após liminar dada pela Justiça para saírem.

Na proposta inicial, Rui, G. Dias e Schalka seriam convocados - o que os obrigariam a participar - mas após mais de 50 minutos de diálogo o consenso se estabeleceu.

(Com Estadão Conteúdo)

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.