O governador Romeu Zema (Novo) pediu atenção para alguns pontos do projeto da reforma tributária que está sendo votada nesta semana no Congresso Nacional.
Veja mais:
Lira acelera pauta econômica, e discussão sobre reforma tributária deve começar segunda
Fuad vai a Brasília em ato de prefeitos por mudanças na reforma tributária
Zema embarca para Brasília nesta terça-feira (4) para discutir o projeto com outros governadores e com parlamentares.
“O Brasil é um país que tem crescido menos do que o mundo, e a Reforma Tributária é fundamental para ter uma economia mais dinâmica. Mas temos que tomar alguns cuidados com o texto que está sendo proposto. Não podemos ferir o pacto federativo e deixar os Estados dependentes de articulação em órgãos nacionais para garantir sua arrecadação”, disse o governador.
Na avaliação de Zema, o tratamento entre os estados deve ser proporcional às suas respectivas populações, o que classificou que seria um aperfeiçoamento na proposta.
“A reforma está prevendo um conselho tributário em que cada estado tem um voto, sendo que temos uma realidade populacional distinta. Os Estados do Sul e Sudeste, por exemplo, contam com 55% da população e seriam apenas sete votos de um total de 27 no conselho. Quero deixar claro: queremos a Reforma Tributária, mas ela precisa ser aperfeiçoada”, afirmou Zema.