Ouvindo...

Roger Waters, Thiaguinho, Ana Castela e Sorriso Maroto: saiba quais shows serão retirados do Mineirão

Após pressão de clubes de futebol e até do Governo de Minas por conta da quantidade de show e do estado do gramado, Minas Arena mudou calendário do segundo semestre

Gramado do Mineirão vai deixar de receber show no segundo semestre

Produtores de eventos de Belo Horizonte negociam, junto à Minas Arena, o futuro de diversos shows que estavam previstos para acontecer no gramado do Mineirão, neste segundo semestre, e que poderão mudar de local.

Como revelou reportagem da Itatiaia nesta quinta-feira (22), a concessionária que administra o estádio decidiu rever o calendário de eventos nos próximos meses após pressão tanto dos clubes de futebol como do Governo de Minas. Dentre as reclamações, além do calendário marcado por apresentações de artistas - que limitavam o número de partidas de futebol aos fins de semana -, estão também a qualidade do gramado do estádio.

Quem se programou para ir ou mesmo comprou ingresso para shows marcados para a parte interna do Mineirão deve ficar de olho nas próximas semanas.

Veja o que sabemos sobre o calendário de shows em Belo Horizonte:

Grupo Sorriso Maroto

Marcado para 22 de julho, o show “Só as Antigas”, da banda de pagode Sorriso Maroto estava previsto para acontecer no gramado do Mineirão, mas foi transferido para o Mega Space, em Santa Luzia na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os artistas chegaram a vir a Belo Horizonte para conhecer as instalações do Mineirão, que receberia uma versão “premium” da apresentação do grupo. No entanto, com a proximidade do segundo semestre, a S4 Entretenimento foi procurada pela Minas Arena e informada que o show não poderia mais ser realizado no gramado do Gigante da Pampulha. Por causa das dimensões, a empresa não quis manter o evento na esplanada do estádio.

Para não cancelar a atração e prejudicar os fãs, a produtora transferiu o evento para o Mega Space, área de shows que fica em Santa Luzia, na grande Belo Horizonte. Apesar da mudança de localização, os empresários garantem que o evento continua registrando boas vendas de ingressos. Há possibilidade, inclusive, de lotação máxima. O show não sofreu alteração de data e está mantido para o dia 22 de Julho.

Produtor critica Minas Arena

Responsável pela produção do show do Sorriso Maroto, o produtor Júlio Ramos diz que não há mais segurança para a realização de um projeto no estádio.

“Desde que começaram esses problemas com a Minas Arena, não há mais segurança para fazer nenhum grande projeto no espaço. Imagina a loucura que foi a gente pegar um projeto desse tamanho e mudar para outro espaço, onde a gente já tinha um planejamento. Esse evento estava marcado há quase 2 anos e a Minas Arena não se posicionava. Como a gente trabalha com um evento desse tamanho, com tamanha insegurança?”, questiona.

Tardezinha, de Thiaguinho

O evento “Tardezinha”, comandada pelo pagodeiro Thiaguinho está com data marcada para 29 de julho. Uma reunião realizada entre a produção do artista e a Minas Arena definiu que o evento será mantido no gramado do Mineirão.

O projeto “Tardezinha” é considerado um dos projetos de maior sucesso da carreira do cantor, ex-vocalista do Exaltasamba. O evento atrai uma multidão de público por onde passa.

Questionadas pela Itatiaia, a produtora “Na Sala” e a “Minas Arena” não confirmaram se o evento será realizado no gramado do estádio ou se será transferido para outro local. Ambas as partes confirmam que a decisão está “sob análise”.

Ana Castela, Gustavo Mioto e Kvsh

Já o evento que reunirá Ana Castela, Gustavo Mioto e DJ Kvsh no dia 5 de agosto já foi transferido do gramado do Mineirão para o espaço de eventos Star 415, em Nova Lima, na região metropolitana.

Revelação do estilo chamado de agronejo, uma derivação mais moderna do sertanejo, a cantora Ana Castela teve a apresentação comprometida pelas mudanças promovidas pela Minas Arena. À Itatiaia, a produtora Nenety Eventos confirmou que foi procurada pela administradora do Mineirão e informada que os shows não poderiam mais ser realizados no gramado do estádio.

A Nenety precisou transferir as apresentações da artista, do cantor Gustavo Mioto e do DJ Kvsh para Nova Lima.

Roger Waters - 8 de novembro (mantido no Gramado do Mineirão)

Com mais uma passagem por Belo Horizonte marcada para 8 de novembro, Roger Waters é um dos poucos artistas que terá mantida sua apresentação para o gramado do Mineirão. O baixista do lendário grupo de rock progressivo, Pink Floyd, deve reunir cerca de 60 mil pessoas, espalhadas entre a arquibancada e o gramado do estádio.

O que diz a Minas Arena

A Minas Arena confirmou que os eventos estão sendo retirados do gramado do Mineirão. Com Cruzeiro e Atlético passando a jogar mais no Gigante da Pampulha, a Minas Arena afirma que tem feito esforços para readequar a agenda de eventos programados com os jogos de futebol posteriormente indicados pelos clubes para o estádio.

A empresa também confirmou a intenção de transferir os shows para outros locais como esplanada e estacionamentos.

“O planejamento tardio dos jogos de futebol afetará a agenda cultural que preencheria a ociosidade do gramado. O calendário está em reavaliação e sendo analisado caso a caso, uma vez que a agenda e a formatação dos eventos é muito diversa. O Mineirão, por sua vez, se mantém como uma plataforma multiuso que continuará desenvolvendo a indústria criativa, recebendo jogos de futebol e eventos culturais”, disse a concessionária por meio de nota.

Questionada sobre os prejuízos causados ao gramado pelo alto volume de shows, a Minas Arena ressaltou que o planejamento tardio dos jogos pelos clubes trouxe desafios no uso intensivo do gramado, principalmente nos últimos 3 meses.

O que diz o Governo de Minas

Em nota, o Governo de Minas ressaltou que acompanha de perto a situação do gramado e já solicitou da Minas Arena providências para garantir a conservação da grama para atender aos jogos de futebol. Mas ressaltou que não houve, por parte do estado, nenhuma solicitação de cancelamento de eventos.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.