O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), disse nesta quarta-feira (21) que a tecnologia Wi-Fi 6E, implantada na Arena MRV, estádio do Atlético, vai prover internet de velocidade e qualidade “a uma verdadeira multidão”.
“Isso vai espelhar muitos outros projetos”, disse ele durante um evento teste da tecnologia no estádio. “Essa tecnologia que a Arena MRV está investindo vai prover internet em alta velocidade”, acrescentou o ministro.
Leia mais:
Juscelino Filho afirmou que há uma discussão na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre qual deve ser a regulamentação adotada para o Wi-Fi 6E em relação aos provedores de internet e os usuários.
Segundo a apresentação de especialistas, a tecnologia permitirá aos usuários assistirem vídeos em 8K e fazer uso de realidade aumentada. Além disso, a segurança será mais robusta, pois os os celulares e notebooks precisarão ser compatíveis o protocolo de segurança WPA3.
O evento teste na Arena MRV contou com a participação do presidente do Atlético, Sérgio Coelho, o CEO do estádio e do clube, Bruno Muzzi, e do CIO da Arena, Leandro Evangelista. “Implementamos essa tecnologia porque queremos disponibilizar para que o torcedor tenha a melhor experiência possível”, afirmou este último.
Também esteve presente o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abramulti), Jony Cruz. A Arena MRV é o primeiro local em Belo Horizonte a receber o teste da nova tecnologia. Depois, São Paulo e São João de Campina Grande também receberão eventos semelhantes.
Wi-Fi 6E
O novo padrão de internet sem fio ainda não chegou ao país e vai possibilitar velocidades de transferências mais altas e com maior estabilidade. O espectro 6GHZ oferece uma banda mais larga, o que minimiza congestionamentos de uso da rede em locais públicos e de grandes aglomerações, quando a internet dos celulares, por exemplo, costuma ficar lenta.