Ouvindo...

Senado marca para 21 de junho sabatina de Cristiano Zanin ao STF

Plenário pode votar indicação do advogado pessoal de Lula à vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizará a sabatina com o advogado Cristiano Zanin no dia 21 de junho. A data foi marcada pelo presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP). Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a vaga deixada por Ricardo Lewadowski no Supremo Tribunal Federal (STF).

Alcolumbre se reuniu, nesta segunda-feira (12), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tratar do assunto. Zanin também esteve presente na reunião. Após a sabatina na CCJ, a indicação de Zanin poderá ser votada no plenário no mesmo dia.

“Recebi, nesta segunda-feira, em Brasília, a visita do advogado Cristiano Zanin, que me apresentou seu histórico profissional e sua disposição de integrar o Supremo Tribunal Federal. Acompanhou-me no encontro o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre, que definiu para o próximo dia 21 a sabatina na comissão. Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data”, afirmou Pacheco.

Perfil: quem é Cristiano Zanin, advogado de Lula indicado para o STF

Lula confirmou, no dia 1º de junho, a indicação do nome de seu advogado pessoal, Cristiano Zanin para o STF. Na ocasião, o presidente disse que ele se tornaria um grande ministro da Suprema Corte.

“Você já esperava que eu fosse indicar o Zanin, todo mundo esperava, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente por que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte”, defendeu. “Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe da família, e conheço a formação do Zanin (...) Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte se aprovado pelo Senado, e acredito que será, e acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, completou Lula.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais