A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse, neste sábado (10), que vai votar contrariamente à indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Corte, ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Haverá, ainda, votação em plenário.
Que fique claro desde já que meu voto será ‘não’ e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam! Só falarei com o indicado antes da votação se for mesmo necessário e por meio de solicitação de meu partido, no formato de reunião com a presença dos demais parlamentares e tudo de forma protocolar”, escreveu a senadora, no Twitter.
Críticos da escolha de Zanin se amparam ao fato de o advogado ter defendido Lula em processos da Operação Lava-Jato. Damares engrossou o coro e afirmou que a indicação “fere o princípio constitucional da impessoalidade”.
“Pressupondo que o presidente da República tenha a maioria dos votos no Senado, o que possivelmente dará ao indicado a vitória, o que me resta, doravante, é orar para que o doutor Zanin nos surpreenda e se torne um juiz justo e imparcial”, emendou.