O governo de Romeu Zema (Novo) recalculou a rota a respeito da polêmica em torno da criação de centros de referência para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Minas Gerais. O chefe do Executivo vetou a ideia, aprovada pelos deputados estaduais. Agora, segundo soube a Itatiaia, o Palácio Tiradentes liberou os integrantes da base governista na Assembleia Legislativa a votarem pela derrubada do veto.
A criação dos centros de acolhimento à população autista une deputados de oposição a Zema a parlamentares simpáticos ao governador. A ideia foi proposta por Cristiano Silveira (PT), mas políticos situacionistas como Nayara Rocha, do PP, e Maria Clara Marra, do PSDB, passaram a articular em prol da derrubada do veto.
O voto dos governistas para anular o veto de Zema foi autorizado, inclusive, pelo secretário de Estado de Governo, Igor Eto, um dos articuladores políticos do Palácio Tiradentes. Para que a criação dos centros de referência seja possibilitada, ao menos 39 dos 77 deputados estaduais devem votar contrariamente à decisão do governador de barrar o projeto.
Nos bastidores, há a crença de que será possível conseguir os apoios necessários em prol das casas de apoio.
“Com os centros de referência podemos concentrar recursos, conhecimentos e profissionais especializados em um único local, garantindo um atendimento mais qualificado (aos autistas)”, diz Nayara Rocha
Como mostrou mais cedo a Itatiaia, Cristiano Silveira criou um abaixo-assinado para protestar contra o veto editado pelo governador. Segundo a equipe do petista,
“Consideramos extremamente lamentável que, durante o mês de conscientização do autismo, uma iniciativa tão relevante para a garantia dos direitos e suporte adequado a pessoas autistas tenha sido vetada, demonstrando uma clara falta de sensibilidade por parte do governador”, lê-se em parte do texto utilizado para divulgar o abaixo-assinado.
O veto de Zema aos centros de acolhimento aos autistas é um dos temas que