Ouvindo...

Lula deve relançar Farmácia Popular na semana que vem, diz secretário

Governo promete também aumentar serviço de telemedicina

Secretário espera relançar o programa ainda em maio

O Governo Federal pretende relançar o projeto da Farmácias Popular, em um novo formato, ainda na próxima semana. A informação foi compartilhada pelo secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Além disso, a pasta também irá ampliar o serviço de telessaúde pelo Sistema Único da Saúde.

“Depois do retorno do Mais Médicos, do movimento de vacinação e da prioridade da redução das filas, nós estamos para anunciar o retorno da farmácia popular, que a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em novos formatos e muito mais abrangente, provavelmente agora em maio”, afirma o secretário.

Atenção especializada

Ainda segundo o secretário Helvécio Magalhães, entre os meses de junho e julho, o Governo Federal irá anunciar novidades na atenção especializada à saúde. A ideia é fazer propostas aos estados e municípios para auxiliar a redução do tempo de exames, além das filas de cirurgias, e investir mais no serviço da telessaúde.

“Vamos anunciar novidades importantes na atenção especializada. Além das filas de cirurgia, nós vamos fazer propostas concretas a serem acertadas com estados e municípios para redução, também, do tempo de exames, especialmente para câncer. Vamos também investir nas consultas especializadas e ampliar radicalmente o serviço da telessaúde. A pandemia mostrou o valor disso, as pessoas podem acessar aos médicos de forma cuidadosa através da tecnologia do telessaúde. Esse será um dos dispositivos, mas terão outros que nós vamos anunciar entre junho e julho”.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o secretário também anunciou que vai lançar em junho um aplicativo para medir tamanho real da fila de eletivas. Além disso, ele comentou sobre a republicação da portaria do piso nacional da enfermagem, que inclui 100 municípios que estavam de fora.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.