Ouvindo...

Pesquisa CNT: 43,1% avaliam governo Lula como positivo e 24,6% como negativo

Início de gestão petista tem percepção positiva junto ao eleitorado, mas rejeição é maior do que início do governo Bolsonaro

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) aponta que 43,1% dos entrevistados consideram o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como positivo e 24,6% avaliam a gestão petista como negativa. Outros 28,3% consideram o governo Lula como regular.

Em comparação com a primeira pesquisa da CNT feita no início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em fevereiro de 2019, Lula registrou um empate técnico nas avaliações positiva e regular. A gestão Bolsonaro foi avaliada positivamente por 39%. Já em relação às avaliações negativas, Lula ficou com seis pontos percentuais a mais do que Bolsonaro - 24,6% para o petista e 19% para Bolsonaro.

Veja mais: Pesquisa CNT/MDA: 46,5% dizem que governo Lula tem sido melhor que o de Bolsonaro

Perguntados se aprovam ou não o governo Lula até agora, 57,4% afirmaram aprovar a gestão petista e 34,8% reprovaram o governo. Outros 7,8% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa CNT/MDA ouviu presencialmente 2.002 pessoas entre os dias 11 e 14 deste mês. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

“O governo do presidente Lula inicia seu 3º mandato com percepção positiva junto ao eleitorado, ainda como reflexo do voto de confiança recebido da maioria dos eleitores em 2022. É preciso que as ações apresentadas possam começar a surtir efeito e que o relacionamento com o Congresso Nacional se fortaleça, de forma a permitir que o Brasil recupere sua economia e consiga promover os avanços sociais necessários”, avaliou Vander Costa, presidente da CNT.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais