Ouvindo...

PSD sinaliza apoio à reeleição de Margarida Salomão em Juiz de Fora

Coordenador da bancada mineira em Brasília, Luiz Fernando Faria (PSD) e prefeita têm se aproximado

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão

A aliança entre PT e PSD nas eleições do ano passado pode se repetir em Juiz de Fora, maior cidade da Zona da Mata. O deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD-MG), que é o coordenador da bancada mineira na Câmara dos Deputados, indicou que o partido pode compor com a prefeita Margarida Salomão (PT) e apoiá-la na tentativa de reeleição na eleição de 2024.

“Tenho uma relação muito boa com a Margarida e vou fazer todo esforço para apoiá-la”, disse ele à Itatiaia. “Mas ainda não há nada fechado”, ressaltou.

“Muito me honra a possibilidade de contar com o apoio de uma liderança tão destacada em Minas Gerais como o deputado Luiz Fernando”, respondeu Margarida ao ser questionada pela Itatiaia. Ela foi eleita a primeira prefeita de Juiz de Fora em 2020 após sair derrotada nas três eleições anteriores.

Em 2022, PSD e PT fecharam um acordo em Minas Gerais e lançaram uma chapa conjunta em apoio a Lula (PT) para presidente, Alexandre Kalil (PSD) e André Quintão PT para o governo de Minas, e o hoje ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), para o Senado.

Nos bastidores, também é aventada a possibilidade de uma aliança entre os dois partidos na eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte. No caso, o PT apoiaria a reeleição de Fuad Noman (PSD) caso ele decida concorrer novamente ao cargo.

Evento com ministros em Juiz de Fora é adiado

Reforçando a aproximação entre PSD e PT, Luiz Fernando Faria e Margarida Salomão organizaram um evento que contaria com cinco ministros do governo Lula na sexta-feira (28) em Juiz de Fora. O Fórum de Desenvolvimento da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas foi adiado por problemas na agenda de dois deles: Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional, e André de Paula, da Pesca e Aquicultura (PSD).

“Nós decidimos adiar para fazer a programação completa”, disse Faria. Também estariam presentes o ministro Alexandre Silveira (PSD-MG), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD-MT), além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Incômodo no PT mineiro

O evento com a predominância de integrantes do PSD causou incômodo em integrantes do PT de Minas Gerais. Nos bastidores, deputados cobram uma orientação unificada do governo federal para eventos em Minas Gerais. Quando o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) participou de evento da Fiemg em Belo Horizonte no mês de março, os petistas ficaram sabendo da agenda pela imprensa.

Além disso, o PSD de Minas é base de Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), enquanto o PT lidera a oposição ao governador, o que também tem causado atritos.

Luiz Fernando Faria nega que o PT tenha sido preterido no evento que estava previsto para sexta-feira (28). Além da organização em parceria com Margarida, ele afirmou que petistas da região foram convidados, como a deputada federal Ana Pimentel (PT).

O deputado estadual Betão (PT), cuja principal base eleitoral é Juiz de Fora, não iria participar do fórum caso ele ocorresse. A justificativa é que ele já tinha uma audiência pública marcada para sexta-feira (28) na ALMG sobre saúde e segurança pública, que contará com representantes do Ministério do Trabalho.