Ouvindo...

Cruzeiro e Minas Arena se reúnem com governo de MG e deputados para tentar acabar com impasse sobre Mineirão

Reunião acontecerá na quinta-feira (20); comitê é responsável por definir o calendário do Gigante da Pampulha

Mineirão

Deputados, governo de Minas Gerais, Minas Arena e clubes do futebol mineiro se reúnem pela primeira vez na quinta-feira (20) no comitê responsável por decidir o calendário do Mineirão. O objetivo do encontro é tentar colocar um fim ao impasse envolvendo o Cruzeiro e a concessionária do estádio.

O clube celeste parou de jogar no Gigante da Pampulha por não concordar com os termos financeiros do acordo que tinha com a Minas Arena e também pelo conflito das datas dos jogos com shows e outros eventos no estádio.

Leia mais:
Exclusivo: Secretário do Governo Zema tenta acordo entre Cruzeiro e Minas Arena

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será representada no encontro pelos deputados Professor Cleiton (PV), Repórter Rafael Martins (PSD) e Betinho Pinto Coelho (PV), respectivamente torcedores do Cruzeiro, do América e do Atlético.

“A participação dos deputados é fruto dessa cobrança da ALMG, de outros órgãos e do movimento popular que se construiu em torno dessa temática exigindo que o Mineirão volte a ser um palco para a prática esportiva e não somente um espaço para eventos. Nada contra os eventos, mas é importante que a gente tenha o Mineirão utilizado para sua finalidade social”, disse Professor Cleiton.

CPI da Minas Arena

Ele é autor da proposta para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato entre a Minas Arena e o governo de Minas Gerais. Por enquanto, a instalação da comissão está paralisada, aguardando justamente o andamento das conversas entre o governo estadual, o Cruzeiro e a concessionária.

Presidente do América e deputado estadual, Alencar da Silveira Jr. (PDT) avalia que o próprio governo de Minas quer saber o que se passa na relação com a Minas Arena. “Um estádio não consegue sobreviver apenas de partidas de futebol e nem só com shows”, disse ele, que é favorável à abertura da CPI. “A Minas Arena fazendo ou não fazendo shows e partidas, ela recebe do mesmo jeito dinheiro mensalmente do governo. Agora cabe ao próprio governo buscar esse equilíbrio (entre jogos, eventos e o repasse de recursos públicos)”, acrescentou.

“A Casa vai avaliar se é caso para CPI ou para um acompanhamento e fiscalização da Assembleia Legislativa junto ao governo do Estado para que os pontos do contrato sejam obedecidos e observados pela Minas Arena”, disse o líder do bloco que dá apoio ao governo Zema, deputado Cássio Soares (PSD).

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.