Ouvindo...

Eleitores de Lula estão divididos sobre avaliação de Zema, mostra pesquisa

Quase um terço do eleitorado do petista considera o governo do integrante do Partido Novo como positivo

O governador Romeu Zema

A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (18) demonstra que os mineiros que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente no segundo turno da eleição em outubro do ano passado se dividem na hora de avaliar o segundo mandato de Romeu Zema (Novo) à frente do governo de Minas Gerais.

De acordo com a pesquisa, 31% dos eleitores mineiros de Lula consideram o governo Zema como positivo; 31% acham a administração regular; e outros 31% avaliam que a gestão é negativa. Não souberam ou não responderam 7%.

Conforme o levantamento, foram feitas 1.507 entrevistas, entre os dias 14 e 16 de abril, com eleitores com mais de 18 anos em Minas Gerais. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Por outro lado, a maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro (57%) avaliam o governo Zema de forma positiva, enquanto apenas 9% consideram que a gestão é negativa.

Lula apoiou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), na disputa pelo governo de Minas contra Zema. Por sua vez, o governador apoiou oficialmente Felipe D’Avila (Novo) para presidente no primeiro turno e Bolsonaro no segundo turno contra o petista.

Apesar disso, em Minas houve o voto apelidado de “Luzema”: eleitores que votaram em Zema para governador e Lula para presidente. Houve inclusive material de campanha nesse sentido feito por partidos aliados dos dois candidatos, como o Avante e o Solidariedade.