Ouvindo...

Nikolas não descarta tentar a Prefeitura de BH, mas diz que Engler é nome preferencial

Deputado federal lembrou que colega de partido já demonstrou o desejo de participar da disputa; Eduardo Bolsonaro quer um deles como candidato

Nikolas Ferreira

Cotado para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pelo Partido Liberal (PL) em 2024, o deputado federal Nikolas Ferreira crê que, neste momento, o parlamentar estadual Bruno Engler é o melhor nome para representar a agremiação na próxima eleição municipal. Como já mostrou a Itatiaia, a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro planeja ter candidato próprio ao comando da capital mineira.

“Não vou falar que descarto isso (ser candidato a prefeito), porque quero pensar no que é melhor para BH e para o Brasil. Acredito que sirvo mais ao Brasil estando na posição que estou hoje: deputado federal. Estou focado nessa missão”, disse Nikolas, nessa quinta-feira (13), na Região Centro-Sul de BH, durante evento de lançamento de um livro escrito pelo também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

“Bruno Engler já deixou bem clara a sua vontade (de ser candidato a prefeito) e acredito que tem o apoio extenso de Jair Bolsonaro para vir como (candidato a) prefeito”, completou.

A reportagem, então, questionou Nikolas sobre quem, entre ele e Engler, seria, por ora, a primeira opção do PL para disputar a corrida à PBH. “Seria o Bruno Engler, com certeza”, respondeu, negando atritos com o correligionário.

Segundo soube a Itatiaia, Engler é bem quisto, inclusive, por dirigentes do PL mineiro. A favor dele, pesa o fato de ter ficado em segundo lugar na eleição de 2020. À época, ele conquistou 9,95% dos votos válidos, ante 63,36% de Alexandre Kalil (PSD).

Depois da saída de Kalil do poder Executivo municipal, o posto ficou com Fuad Noman (PSD). Ele, porém, ainda não definiu se vai tentar a reeleição.

Nikolas diz ser ‘cedo’ para pensar no governo mineiro

Nos bastidores, Nikolas Ferreira tem sido citado como potencial candidato à sucessão do governador Romeu Zema (Novo) em 2026. O parlamentar, no entanto, pregou cautela.

“Para o governo do estado, acredito que ainda seja bastante cedo. Claro que a posição de governador é o sonho de todo político. Seria uma missão muito grandiosa perante aquilo que estou vivendo’, explicou. “Fico feliz com o apreço das pessoas, que já estão dizendo a respeito do governo e de 2026. Mas, um dia de cada vez. Estou focado em meu trabalho como deputado federal”, emendou.

Família Bolsonaro pode ‘entrar em campo’

Eduardo Bolsonaro passou por Belo Horizonte para lançar o livro “Jair Bolsonaro: o Fenômeno Ignorado”. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o deputado por São Paulo deu apoio público à ideia de ter Nikolas ou Engler como representante do PL no pleito belo-horizontino.

“Bruno Engler tem todos os ingredientes necessários (para ser candidato) e, inclusive, já foi candidato a prefeito. Por outro lado, Nikolas foi o deputado federal mais votado do Brasil”, opinou.

O ex-presidente Bolsonaro, por sua vez, também pode ter peso na conjuntura. Isso porque deve começar a viajar o país para debater, com aliados, as estratégias sobre o próximo processo eleitoral.

O presidente do PL, Valdemar (Costa Neto), aconselha muito e sugere ao presidente que caia de cabeça nas eleições municipais. Acredito que isso vai acontecer, principalmente porque o capital político do presidente Jair Bolsonaro segue intacto”, encerrou Eduardo.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.