O prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), se reuniu com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), nesta quinta-feira (13) no Palácio do Planalto. O mineiro pediu ao correligionário que amplie o Programa Criança Feliz, voltado para a primeira infância. Segundo prefeito, as ações implementadas em 300 municípios mineiros e mais de 3mil em todo o país devem ser ampliadas e precisam de uma coordenação estadual em Minas.
O edital de segurança nas escolas, com valor de R$100 mil a R$1 milhão por município também foi debatido. O prefeito confirmou que vai aderir à proposta do governo federal, lançada após o ataque à escola infantil no sul do país, mas disse que são necessárias ações para diminuir as desigualdades, melhorar a formação do cidadão e, consequentemente, diminuir a violência.
“Não passa só pelo vigor físico de aumentar efetivo, passa por uma reestruturação, onde nós temos que convidar a família para ficar mais perto da escola, onde temos que ter uma percepção de contexto”, avaliou o prefeito
O peesebista também tratou de questões relacionadas à duplicação da BR 381. O projeto de concessão está em fase de análise no Tribunal de Contas da União (TCU).
Na agenda do prefeito, também havia uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para reivindicação de recursos para a cidade. O outro encontro foi com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG).
Borges estava acompanhado do deputado estadual, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que disse que a agenda tem a importância de levar à cúpula do poder no papis, uma visão sobre os problemas regionais. “O prefeito é um líder político da Grande BH que tem uma visão imensa sobre os problemas sociais, sobre as famílias brasileiras, sobre drama como os massacres nas escolas e traz as preocupações para o presidente da República, que é do mesmo partido que ele, e isso tem um aspecto republicano muito importante, porque ninguém conhece mais as dificuldades do povo brasileiro que um prefeito”, disse o presidente do PSDB em Minas.