Ouvindo...

Zema anuncia medidas para evitar massacre em escolas: 'É a última coisa que queremos em Minas’

Escolas vão adotar um novo protocolo para acesso aos prédios escolares e de acionamento às forças de segurança

Governador Romeu Zema anunciou novas medidas para garantir segurança nas escolas

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta quarta-feira (12) medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas.

Veja mais: Segurança armada não é suficiente para evitar ataques em escolas e prevenção é única saída, diz especialista

“Adotamos uma série de medidas para inibir fatos como o que assistimos, de maneira muito triste, na semana passada em Santa Catarina. Uma série de procedimentos estão sendo adotados em todas as escolas do estado para que nós tenhamos medidas preventivas para evitarmos e minimizarmos a chance de ocorrências como aquela. É a última coisa que queremos em Minas Gerais”, disse Zema.

Na semana passada, um homem invadiu uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, e matou quatro crianças. Na terça-feira (11), um adolescente de 13 anos invadiu uma escola em Santa Tereza de Goiás, em Goiás, e esfaqueou duas alunas.

O governador visitou a Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim. Uma das medidas anunciadas pelo governo estadual é a adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços.

Outra medida é o reforço no fluxo a ser seguido pelos gestores escolares, da rede pública ou privada, para a ocorrência de violência ou ameaças.

“A PM está orientada a fazer um patrulhamento mais ostensivo nas áreas de entorno das escolas e assim continuará”, disse Zema.

O governador afirmou que as ações anunciadas para as escolas estaduais funcionarão também nas redes particulares e municipais. “Todos esses procedimentos serão extensivos às redes municipal e particular. Lógico que vai depender de os prefeitos e donos das escolas querer aderir”, disse.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.