Ouvindo...

Lula critica taxa de juros e diz que Banco Central está ‘brincando com o país’

Presidente repetiu crítica à taxa de juros adotada pelo BC e disse que medida prejudica os mais pobres

Presidente Lula criticou taxa de juros praticada pelo Banco Central e disse que medida prejudica os mais pobres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Banco Central está “brincando com o país” ao manter a taxa de juros em 13,75%.

Veja mais: Em balanço de 100 dias de governo, Lula elogia FHC, critica Bolsonaro e lembra ataques do dia 8 de janeiro

“Eu continuo achando que 13,75% é muito alta para a taxa de juros, continua achando que estão brincando com o país, sobretudo com o povo pobre e com os empresários que querem investir. Só não vê quem não quer”, disse o presidente durante o balanço de 100 dias de seu governo nesta segunda-feira (10).

Lula elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e disse que o projeto de arcabouço fiscal será aprovado no Congresso.

“O arcabouço traz alternativas seguras para as contas públicas”, disse Lula, além de ressaltar que a proposta garante “a volta do pobre ao orçamento” e possibilita aplicação de recursos para o desenvolvimento.

No discurso, Lula também citou o foco do governo na elaboração de uma reforma tributária. Segundo ele, a proposta cria um ambiente mais dinâmico e descomplicado para o setor empresarial.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.