A Mineradora Morro do Ipê informou que a estrutura da barragem B1, que fica em Brumadinho, está em estado “adequado, sem trincas e anomalias”.
A barragem, que antes possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência. O inquérito foi aberto pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Brumadinho, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).
Segundo a Mineração Morro do Ipê, as três barragens da empresa estão em processo de descaracterização e não recebem mais rejeitos.
“Durante os estudos para o processo de descaracterização da Barragem B1 Ipê, foi detectada a necessidade de realizar a análise de um novo fator de segurança, chamado de ‘não drenado de pico’. Identificou-se que uma das três seções da barragem (seção BB) não atingiu o parâmetro mínimo para tal fator. No entanto, é importante ressaltar que o estado de conservação da estrutura permanece adequado, sem trincas e anomalias”, diz a mineradora.
“Desta forma, em cumprimento ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração a Mineração Morro do Ipê deu início, na quarta-feira (15/02), ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem B1 Ipê, da Mina Ipê, em Brumadinho, portanto, realizou todos os comunicados aos órgãos públicos relacionados e inseriu a informação no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração da Agência Nacional de Mineração”, continua a mineradora.
A empresa informou à reportagem da Itatiaia que o nível 1 de emergência “não requer a saída da população a jusante da barragem” e que equipes técnicas estão acompanhando as estruturas das instalações.