Ouvindo...

Mineradora alvo de inquérito do MP diz que estrutura de barragem permanece sem trincas e anomalias

Mineradora Morro do Ipê afirmou que está acompanhando situação de barragem que teve nível de emergência elevado

Mineradora Morro do Ipê informou que barragem B1, em Brumadinho, está em estado adequado

A Mineradora Morro do Ipê informou que a estrutura da barragem B1, que fica em Brumadinho, está em estado “adequado, sem trincas e anomalias”.

A mineradora é alvo de um inquérito do Ministério Público de Minas Gerais, aberto na quarta-feira (15), para investigar os motivos da elevação do nível de emergência na barragem.

A barragem, que antes possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência. O inquérito foi aberto pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Brumadinho, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).

Segundo a Mineração Morro do Ipê, as três barragens da empresa estão em processo de descaracterização e não recebem mais rejeitos.

“Durante os estudos para o processo de descaracterização da Barragem B1 Ipê, foi detectada a necessidade de realizar a análise de um novo fator de segurança, chamado de ‘não drenado de pico’. Identificou-se que uma das três seções da barragem (seção BB) não atingiu o parâmetro mínimo para tal fator. No entanto, é importante ressaltar que o estado de conservação da estrutura permanece adequado, sem trincas e anomalias”, diz a mineradora.

“Desta forma, em cumprimento ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração a Mineração Morro do Ipê deu início, na quarta-feira (15/02), ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem B1 Ipê, da Mina Ipê, em Brumadinho, portanto, realizou todos os comunicados aos órgãos públicos relacionados e inseriu a informação no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração da Agência Nacional de Mineração”, continua a mineradora.

A empresa informou à reportagem da Itatiaia que o nível 1 de emergência “não requer a saída da população a jusante da barragem” e que equipes técnicas estão acompanhando as estruturas das instalações.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.