Os vereadores da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara de BH aprovaram na manhã desta quarta-feira (15) a convocação da secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, para falar sobre a suspensão da contratação de psicólogos e assistentes sociais que iriam atuar na rede municipal de educação em 2023 e a interrupção do programa Janela de Escuta nas Escolas.
A reunião com a secretária de Educação está marcada para a próxima quarta-feira (1º de março), na Câmara de BH.
A presidente da Comissão de Educação na CMBH, vereadora Marcela Trópia (Novo) informou que outras autoridades da secretaria municipal devem participar da reunião.
“Queremos ouvir a prefeitura sobre essa suspensão de forma abrupta, em janeiro deste ano, que afetou a vida de muitas pessoas. Muitas pessoas que iriam participar deixaram seus empregos no interior e vieram para Belo Horizonte”, afirmou a vereadora Marcela Trópia.
PBH terá que buscar solução
O vereador Pedro Patrus (PT), membro da Comissão de Educação da CMBH, disse que a prefeitura precisará apresentar uma solução para o problema e que cerca de 600 profissionais se planejaram para começar a atuar esse ano e aguardam uma definição do Executivo municipal.
“Uma lei federal prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais para acompanhar os trabalhos nas escolas municipais, cabe ao Executivo municipal fazer essas contratações. No ano passado a prefeitura abriu essas vagas e os profissionais interessados foram selecionados. Em janeiro, em cima da hora, a secretaria municipal suspendeu o processo. Agora estamos querendo ouvir qual será a solução”, avalia Patrus.