Ouvindo...

Vereadores convocam secretária de Educação para explicar suspensão de contratações em escolas municipais

Comissão de Educação da Câmara de BH aprovou convocação de Ângela Dalben para reunião no dia 1º de março

Os vereadores da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara de BH aprovaram na manhã desta quarta-feira (15) a convocação da secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, para falar sobre a suspensão da contratação de psicólogos e assistentes sociais que iriam atuar na rede municipal de educação em 2023 e a interrupção do programa Janela de Escuta nas Escolas.

A reunião com a secretária de Educação está marcada para a próxima quarta-feira (1º de março), na Câmara de BH.

A presidente da Comissão de Educação na CMBH, vereadora Marcela Trópia (Novo) informou que outras autoridades da secretaria municipal devem participar da reunião.

“Queremos ouvir a prefeitura sobre essa suspensão de forma abrupta, em janeiro deste ano, que afetou a vida de muitas pessoas. Muitas pessoas que iriam participar deixaram seus empregos no interior e vieram para Belo Horizonte”, afirmou a vereadora Marcela Trópia.

PBH terá que buscar solução

O vereador Pedro Patrus (PT), membro da Comissão de Educação da CMBH, disse que a prefeitura precisará apresentar uma solução para o problema e que cerca de 600 profissionais se planejaram para começar a atuar esse ano e aguardam uma definição do Executivo municipal.

“Uma lei federal prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais para acompanhar os trabalhos nas escolas municipais, cabe ao Executivo municipal fazer essas contratações. No ano passado a prefeitura abriu essas vagas e os profissionais interessados foram selecionados. Em janeiro, em cima da hora, a secretaria municipal suspendeu o processo. Agora estamos querendo ouvir qual será a solução”, avalia Patrus.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais