Ouvindo...

Zema conclui troca no comando da PM e dos Bombeiros; saiba quem assume

Coronel Rodrigo Piassi é o novo comandante-geral da Polícia Militar e o coronel Erlon Dias do Nascimento, dos Bombeiros

Zema deu posse aos novos comandantes da Polícia Militar de Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), concluiu a troca dos militares que passam a comandar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Nesta terça-feira (31), em cerimônia realizada na Cidade Administrativa, sede do Executivo estadual, Zema deu posse ao coronel Frederico Otoni, que comandará o Gabinete Militar do Governador (GMG), responsável pelo planejamento da segurança do chefe do Executivo, e a Defesa Civil estadual. Otoni substituirá o coronel Osvaldo de Souza Marques, que ocupava o posto desde 2020.

No caso do Corpo de Bombeiros, após quatro anos no cargo, o coronel Edgar Estevo dá lugar ao coronel Erlon Dias do Nascimento, que ocupava o posto de chefe do Estado-Maior da corporação. Já a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa foi nomeada chefe do Estado-Maior dos Bombeiros. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na corporação. Ela também foi a primeira mulher a comandar um batalhão aéreo no Brasil.

Na última segunda-feira (30), Zema oficializou a nomeação do coronel Rodrigo Piassi do Nascimento para o Comando-Geral da Polícia Militar, no lugar do também coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. Já o posto de chefe do Estado-Maior também foi alterado e será ocupado pelo coronel Marcelo Ramos de Oliveira.

Quem é quem na Polícia Militar

Chefe do Comando-Geral da PMMG: coronel Rodrigo Piassi do Nascimento

O novo comandante-geral da PMMG ingressou na Polícia Militar em 1993, onde atuou no Núcleo de Estudos de Segurança Pública e Pesquisas e atualmente chefiava o Centro de Administração de Pessoal da PM.

Ele fez parte do Conselho de Criminologia e Políticas Criminais de Minas Gerais e do Instituto Novalimense de Estudos do Sistema Penitenciário.

Piassi é mestre em Defesa e Segurança Civil, com ênfase em planejamento e gestão de eventos críticos, pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Criminologia pela PUC Minas, e em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. O Coronel foi condecorado com as principais honrarias militares pelos serviços prestados na corporação.

Chefe do Estado-Maior da PM: coronel Marcelo Ramos de Oliveira

O novo chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Marcelo Ramos, atuou como diretor de apoio logístico da polícia. Além da formação militar, ele é mestre em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo.

Chefe do Gabinete Militar do Governador e da Defesa Civil estadual: coronel Frederico Otoni

O novo chefe do GMG e coordenador da Cedec tem 46 anos, nasceu em Barbacena e é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva). Ele entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais em 1995, graduando-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1998.

O coronel Frederico Otoni teve grande destaque na Academia da Polícia Militar, onde se especializou no Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp), em 2012, e no Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp), em 2018.

Ocupou o cargo de comandante do Pelotão de Choque no 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde também comandou a 207ª Companhia Tático Móvel. Atuou como coordenador do CFO, entre 2008 e 2010, comandou a 2ª Companhia do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e depois retornou para a Academia de Polícia Militar, onde novamente foi coordenador do CFO. Teve passagens pela direção e administração do Centro de Formação de Soldados e do Centro de Educação Física.

Em 2016, assumiu como subcomandante do 41º BPM e, nos anos de 2018 e 2019, comandou o 5º BPM. No 16º BPM, esteve à frente do comando da Escola de Formação de Oficiais em 2019 e 2020.

O posto de coronel foi alcançado em 2022, ano em que assumiu a 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), com sede em Uberaba, e foi responsável pelo policiamento de 30 cidades das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.