Ouvindo...

Alemanha pode investir R$ 1 bilhão no Brasil até abril, diz ministra

Em entrevista à Folha, Svenja Shulze reafirmou interesse do país europeu em ações de preservação da Amazônia e produção de hidrogênio verde

Ministra Svenja Schulze está no Brasil e deve se reunir com as ministras Sonia Guajajara e Marina Silva

A ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze revelou, neste domingo (29), que o governo alemão poderá investir cerca de R$ 1 bilhão ainda durante os 100 primeiros dias do governo Lula em ações de preservação ambiental e de redução da desigualdade social.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Schulze diz que a doação deve ir além do Fundo Amazônia - criado em 2008 para captar recursos estrangeiros e gerido pelo BNDES para financiar projetos e ações voltadas para a preservação da Amazônia. A Alemanha é o segundo país que mais doou para o Fundo.

“Vamos também cooperar em outras áreas, para ajudar a resolver o fosso social, porque temos certeza que a proteção do clima não funciona sem resolver os problemas sociais”, disse ela à Folha.

Schulz disse, ainda, que irá reunir-se com as ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL) e do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), para discutir formas de cooperação para a emergência sanitária que atinge o povo Yanomami, em Roraima.

A ministra ainda citou que o governo da Alemanha tem interesse em atuar nas áreas de agricultura e de hidrogênio verde - e destacou que o Brasil pode ser uma potência nestes dois temas.

“Por isso estamos desde já interessados em boas relações, porque isso no futuro pode ser bem interessante para todos, inclusive para nós, quando o Brasil começar a produzir hidrogênio em grande escala”, completou.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.