O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quinta-feira (19), que os reajustes das bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) serão definidos pelo governo federal até o final de janeiro.
Veja mais:
“As universidades e institutos sofreram muito nos últimos anos, com cortes orçamentários, falta de reajuste das bolsas, quebrou-se o pacto federativo no Brasil. O presidente receber todos os reitores é uma demonstração do compromisso com a educação pública”, disse Santana após reunião do presidente Lula com 106 reitores de universidades e institutos federais.
O ministro reforçou o compromisso feito por Lula de que o governo pretende respeitar as escolhas feitas pelas comunidades acadêmicas sobre a direção das entidades. Santana disse ainda que o governo pretende atuar para reduzir a evasão escolar.
“Nós precisamos avaliar que tipo de vaga nós precisamos abrir, para atender as demandas do mercado, com as mudanças que o mundo vive, também precisamos discutir a evasão de alunos das nossas universidades. Está muito alto. Segundo o Censo da educação superior, 54% dos alunos abandonam os cursos”, disse o ministro da Educação.