Ouvindo...

Lula diz que governo vai respeitar autonomia das universidades para definir reitores

Presidente se reuniu nesta quinta-feira (19) com 106 reitores e universidades e institutos federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende respeitar a lista elaborada pelas universidades e institutos federais, nomeando os mais votados para serem reitores das entidades.

Veja mais: Lula é contra CPI para apurar atos antidemocráticos: ‘Pode criar uma confusão tremenda’

Em encontro com 106 reitores de universidades e institutos federais, Lula afirmou que o Brasil está “saindo das trevas” e prometeu retomar os investimentos nas instituições de ensino e nas pesquisas.

“Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Estamos começando um novo momento, sei do obscurantismo que vocês viveram nos últimos quatro anos. Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, afirmou.

Lula prometeu retomar os investimentos em pesquisa, inclusive com reajuste nas bolsas da capes, congeladas desde 2013. O governo pretende anunciar o reajuste até o final deste mês.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais