Ouvindo...

‘Bolsonarismo está vivo, mas vamos derrotá-lo’, diz Lula em Portugal

Presidente eleito afirmou que extrema direita adotou métodos violentos ao chegar no poder

Presidente eleito Lula afirmou que extrema direita adotou práticas violentas ao chegar no poder

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado, durante evento no Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, que o “bolsonarismo ainda está vivo” após as eleições, mas que “será derrotado”.

Em seu discurso, Lula disse que a esquerda não praticou o mesmo tipo de violência que foi praticado pela extrema-direita, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Veja mais: Lula sobre jatinho: ‘se tivesse um presidente responsável, teria oferecido um avião da FAB’

“A democracia não é um pacto de silêncio. Mas quem foi derrotado agora não soube perder e terminou em um processo que a gente não conhecia no Brasil: a violência da extrema direita. A gente derrotou o Bolsonaro e ganhou as eleições, mas o bolsonarismo está vivo. Mas vamos derrotá-lo sem utilizar os métodos que utilizam contra nós“, disse Lula no discurso.

Em seu discurso, Lula se referiu a Bolsonaro como “coisa” e ironizou o adversário político: “Não discutam com bolsonarista. Digam para eles irem para o Brasil ajudar o Bolsonaro, porque ele está precisando”, disse.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.