Faltando três dias para as eleições e com o governador Romeu Zema (Novo) candidato à reeleição apresentando vantagem na casa dos dois dígitos nas intenções de voto sobre o segundo colocado Alexandre Kalil (PSD), cientistas e especialistas políticos analisam a possibilidade de o resultado definitivo sair no 1º turno, ou seja, já no próximo domingo (2). O diretor do Instituto Genial/Quaest, Felipe Nunes, avalia o quadro estadual.
“Hoje, a distância na última pesquisa da Quaest está 47 pontos para Zema contra 30 pontos para Kalil. Essa diferença de 17 pontos é mais do que suficiente para que Zema termine a eleição já no primeiro turno. Em votos válidos, Zema tem mais do que os 50% necessários para vencer a eleição no primeiro turno. O que a gente vai ver nos próximos dias, e tem pesquisa nova da Quest no sábado (1), é exatamente quanto essa distância continua e se ela continua diminuindo.”
Felipe Nunes analisa também as estratégias dos candidatos nesta retal final de campanha.
“O que o ex-prefeito de Belo Horizonte está em busca neste momento é de reduzir o percentual de eleitores que votam em Lula e também votam em Zema. Esse fenômeno é conhecido em Minas Gerais como ‘Luzema’. Por outro lado, o atual governador busca manter o mínimo de 30% do eleitorado do Lula votando nele, enquanto amplia a votação entre os eleitores que votam em Bolsonaro.”
Para o diretor do Instituto Atlas, Andrei Roman, a sequência de pesquisas feitas pelo grupo mostra uma consolidação de Zema na ponta da corrida eleitoral, o que pode configurar uma vitória do candidato do partido Novo já no primeiro turno.
“O Zema consolida a liderança. Ele está numa trajetória de alta e o número de indecisos vem caindo. O Zema vem subindo e o Kalil se mantém em um patamar de 35% que é até superior a outras pesquisas de outros institutos, mas, mesmo assim o Zema aparece na frente com grande chance de encerrar no primeiro turno.”
Ele afirma que os números são reflexo de uma boa avaliação do governador Zema.
"É uma gestão bem avaliada. A imagem positiva do Zema é de 56%. Na nossa última pesquisa, ele tem apenas 31% de imagem negativa comparando com Alexandre Kalil que tem uma imagem positiva aí de 38% e negativa de 45%. Então, o saldo de imagem do Zema é de 25 pontos, um saldo positivo, e um saldo de imagem do Kalil é de 7 pontos negativos.”