O Governo de Minas oficializou, neste sábado (6), a exoneração da secretária de Educação, Júlia Sant’Anna. Ela pediu para deixar o cargo e a exoneração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial de Minas Gerais. Em seu lugar, foi nomeado o atual subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga, de 39 anos. Ele é servidor de carreira da pasta e atua, também, como professor de biologia na rede estadual desde 2011.
Júlia assumiu o cargo em 2019, logo no início da gestão do governador Romeu Zema (Novo). Ela comunicou a decisão de deixar a secretaria ao governador nos últimos dias e seguirá para a iniciativa privada.
Em nota, Romeu Zema disse lamentar a saída de Júlia, “mas respeita sua decisão e agradece ao empenho e dedicação nesses anos”. O governador também destacou o trabalho dela na implementação do ensino remoto durante a pandemia, as reformas de escolas estaduais por meio do programa ‘Mãos à Obra na Escola’ e a regularização nos repasses do Fundeb.
A nomeação de Igor de Alvarenga para o cargo pode ser temporária. Isso porque Zema, se reeleito, cogita nomear o deputado federal Tiago Mitraud a partir do ano que vem. O parlamentar do Novo é candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Felipe D’Avila.