A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado recebe, nesta terça-feira (12) os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Adolfo Sachsida, de Minas e Energia, para prestarem
Guedes confirmou a presença por meio de videoconferência. Já Sachsida ainda não confirmou que vai prestar depoimento ao Senado, conforme registros da agenda da CAE.
Ambos foram convocados por meio de requerimento aprovado no dia 21 de junho. Na época, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), autor do pedido de convocação de Guedes, disse que a situação econômica beirava o caos.
“A política econômica do ministro Paulo Guedes é insensível, irresponsável, omissa e desconectada da realidade do povo. A inflação corrói o poder de compra do brasileiro”, justificou o senador.
Na ocasião, as medidas do governo federal para conter o avanço no preço dos combustíveis ainda não tinha sido tomada. Nas últimas semanas, a União abriu mão dos impostos PIS/Cofins e Cide sobre a gasolina. Já o Congresso, aprovou uma PEC que estabelece teto de 18% para o ICMS sobre o combustível, o que provocou queda nos preços na bomba.