Ouvindo...

De cachorro a caranguejo: conheça 7 livros protagonizados por animais

Embora sejam voltadas para o público infantil, obras cativam leitores de todas as idades com personagens fofos

Histórias protagonizadas por animais costumam conquistar o coração de vários leitores. De dinossauros a um peixe-boi com soluço, passando por um cachorrinho cozinheiro e um caranguejo mal-humorado, alguns livros infantis vão além do entretenimento e trazem reflexões sobre amizade, coragem, luto e até o sentido da vida.

Embora sejam voltadas para o público infantil, essas obras cativam leitores de todas as idades com narrativas envolventes e personagens inesquecíveis. Confira sete sugestões para adicionar à estante e embarcar em novas aventuras literárias:

Claudim bota a mão na massa

Ele não curte surfar como o tio Claudião, não sabe pintar com os olhos vendados do mesmo jeito que a prima Claudoca, nem desenterrar fósseis de dinossauro igual à tia Claudete. Será que o cachorrinho Claudim vai encontrar seu verdadeiro talento? Esta é uma história sobre autodescoberta e família, escrita por uma das maiores atrizes da atualidade, Jennifer Aniston, e ilustrada pelo designer brasileiro Bruno Jacob.

Leia também

Caranguejo Irritado em: este livro é meu! (e eu não te empresto)

O Caranguejo é um animalzinho muito rabugento e não gosta de dividir nada – nem brinquedos, nem histórias, muito menos este livro! Para afastar os leitores, ele usa caretas, protestos e até um alfabeto de coisas nada convencionais.

Mas será que o protagonista vai conseguir afastar os curiosos? Com bom-humor e psicologia reversa, esta divertida história ensina às crianças a importância de compartilhar, lidar com frustrações e descobrir que dividir pode ser mais divertido do que parece.

Eu queria poder te dizer

Esta narrativa poética aborda formas de acolher os próprios sentimentos para lidar com o luto na infância, a partir da jornada emocional de uma raposinha que está sofrendo com a morte da querida avó.

A personagem mostra ao pequeno leitor que falar sobre as emoções, escrever cartas de despedida, ir a lugares que frequentavam juntas e até mesmo reviver recordações felizes são bons caminhos para compreender e enfrentar a tristeza da perda.

Meu nome é Não, Tião!

Este é o diário do Não, Tião, um cãozinho que se considera um ser humano e vê como sua grande responsabilidade proteger sua família de coisos-sem-pelos, os Peterson – Elaine, Gary e o filho deles, Justin.

Neste livro, o pequeno leitor vai encontrar todos os segredos e aventuras (que estão mais para confusões) do protagonista, além da história de como ele salvou todo mundo de um fim terrível.

Solução do peixe-boi

Uma história de superação e amizade na fauna brasileira! Nesta obra, a cordelista Mari Bigio e a ilustradora Joana Lira apresentam um peixe-boi que enfrenta um soluço que parece não ter fim.

Sem perder a esperança, o mamífero aquático conta com a ajuda dos amigos da floresta: garça, cobra-d’água, paca, jacaré, tainha, sapo e até um ratinho, que tentam encontrar um jeito de salvá-lo.

Dinomágicos: conheça o mundo dos dinossauros

Esta coleção é a oportunidade perfeita para desbravar a Pré-História em um caleidoscópio de cores. Em capa dura e formato grande, a edição acompanha três lentes especiais coloridas em vermelho, verde e azul para o leitor conhecer, de um jeito interativo e divertido, os dinossauros mais espetaculares que viveram em cada continente.

As ilustrações são da dupla de designers Carnovsky, Silvia Quintanilla e Francesco Rugi, e o texto é da editora de livros infantis Lucy Brownridge.

Dentro do pote

Leocádio adora colecionar. Em potes de vidro, coleta as coisas simples que encontra em seu dia a dia, como folhas, penas e pedras com formato de coração. Mas, quando conhece Lídia, eles começam a reunir coisas inimagináveis, difíceis de acreditar que podem caber num pote.

Escrito e ilustrado pela educadora infantil norte-americana Deborah Marcero, este livro instiga os pequenos leitores a refletirem sobre temas profundos, como a importância de cultivar sentimentos, amizades e lembranças.

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.
Leia mais