Ouvindo...

Tutores gostariam de plano de saúde para os pets, avalia pesquisa

O Brasil é o 3° país do mundo com a maior população de pets; segunda pesquisa da Quaest, 69% dos tutores gostariam de ter um plano de saúde para cães e gatos de estimação

Tutores gostariam de ter mais apoio nos cuidados, com um plano de saúde para o animal

Uma pesquisa realizada pela Quaest, em parceria com a Petlove, investigou o comportamento dos brasileiros em relação à saúde dos animais de estimação. Embora 94% tenham ou já tiveram um pet em casa, a maioria gostaria de ter mais apoio nos cuidados, como um plano de saúde para o animal.

O Brasil é o 3° país do mundo com a maior população de pets: com 149 milhões de animais de estimação, fica atrás apenas da China e dos EUA.

Leia também

Segundo a pesquisa, 72% convivem com um pet em casa atualmente e apenas 6% dos brasileiros afirmam nunca terem tido animais.

Leia mais:

Carinho recíproco

Quem tem um bichinho de estimação sabe como é bom dar carinho e receber uma lambida ou ‘ronronada’ de volta!

Segundo os entrevistados da Quaest, os pets são considerados membros da família para 93% de quem é ou já foi tutor. Sendo que mais da metade dos ‘pais de pets’ comemoram os aniversários dos seus animais.

Os cachorros são os companheiros mais comuns dos brasileiros: 47% já teve pelo menos algum como pet. Em seguida vem os gatos, com 23% e as aves, representando 12%.

Adoção

Cerca de 50% dos tutores adotaram os seus animais de estimação. Entre os principais motivos para optar pela adoção destaca-se o resgate, por ter encontrado o animal que precisava de ajuda.

Muitos tutores também escolhem adotar por serem contra a venda de animais.

Menos de 1 a cada 4 pessoas compraram os seus pets ou ganham de presente.

Entre os cachorros, os vira-latas predominam, sendo 31% sem raça definida. Pitbull, poodle e Shih tzu aparecem empatados com 6%.

No caso dos felinos, os gatos sem raça definida também são a maioria (52%), Siamês, Persa e Angorá aparecem em seguida.

Gastos e saúde

Os maiores gatos dos tutores são com ração, a ida ao veterinário, realização de exames e compra de remédios. Por outro lado o menor gasto é com a areia sanitária para os gatos.

Enquanto a maior parte dos tutores (71%) levam seus pets doentes ao veterinário particular, 20% tratam na própria casa e penas 9% os levam ao veterinário público.

A maioria, cerca de 69% dos tutores gostariam de ter um plano de saúde para o seu pet, para garantir o bem-estar e bom atendimento ao animal de estimação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde