Ouvindo...

O que é o churu? Conheça o petisco saudável queridinho dos felinos

Petisco, com origem no Japão, ganhou os felinos brasileiros desde que chegou no país, em 2022

Gatinho comendo churu, petisco para gatos

Acertar na dieta do seu gato pode ser algo complicado. Resistência a alguns alimentos, os diferentes tipos de rações disponíveis e os custos altos podem tornar a vida dos tutores difícil.

No entanto, existe um alimento que, no geral, os felinos amam: o churu, que nada mais é que um petisco cremoso para gatos, cujo aspecto se assemelha a um purê.

“Os gatos adoram, seja refrigerado, ou congelado. A nova moda é o picolé de churu, principalmente em dias quentes. A dica é colocar um palito de picolé no churu aberto, e deixar no congelador”, explica Marina Moller Nogueira, médica veterinária especialista em medicina felina, do CentroVet Belo Horizonte.

Leia também

Do Japão para o Brasil

O churu foi lançado mundialmente em 2012, pela empresa japonesa Inaba, que produz alimentos para gatos desde 1958.

“Desde seu lançamento, o churu se tornou muito popular entre os pais de gatos, já que os Pets amaram a novidade. Dez anos depois, em 2022, o churu chegou ao Brasil, com o mesmo sucesso”, explica a veterinária.

Veterinária Marina Moller Nogueira, médica veterinária especialista em Medicina Felina, do CentroVet BH

Petisco diferenciado

E o churu possui algumas características específicas, que o diferencia de outros petiscos disponíveis no mercado. “Primeiramente pelo aspecto, visto que os outros petiscos para gatos são duros (como biscoitos), sachês ou patês. O churu é um petisco cremoso, com alta umidade e ingredientes que são aptos inclusive para consumo humano”, confirma Marina.

Além disso, de acordo com a empresa fabricante, a fórmula do petisco tem ingredientes da mesma qualidade que se usa na indústria alimentícia humana, como o atum selvagem e o frango. Ainda, o churu é livre de grãos, conservantes e corantes artificiais.

Gatos hidratados

Ainda na composição do petisco, algo que pode surpreender é que o churu tem como principal ingrediente a água! Quase 90% do petisco é umidade. Além da água, também estão presentes:

  • Frango;
  • Atum;
  • Amido de mandioca;
  • Aromas naturais;
  • Goma guar;
  • Taurina;
  • Vitamina E;
  • E extrato de chá-verde.

Saudável

Além disso, o churu é saudável, como explica a veterinária Marina Moller. “Gatos precisam ingerir alta quantidade de alimento úmido por dia, pois são animais que bebem pouca água na rotina. O churu se configura uma ótima opção de dieta úmida, que pode ser oferecida diariamente”.

Os gatos podem consumir de 1 a 4 tubos por dia, de acordo com o peso e recomendação do veterinário. “É importante ressaltar que o churu é um complemento, e, portanto, não deve ser a base principal da dieta do gatinho”, conclui a veterinária Marina Moller.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia