Existem vários mitos que circundam os gatos. Entre os mais comuns, muitos dizem que eles têm sete vidas e que sempre caem de pé.
Apesar de esses não serem verdade, os bichanos realmente têm algumas habilidades incríveis e algumas curiosidades. Veja aqui:
1. A maioria dos gatos é destra
Assim como os humanos, a maioria dos gatos é destra. Isso significa que eles preferem usar a pata direita para tarefas delicadas, como alcançar comida.
2. Gatos têm personalidades únicas
Cada gato tem sua própria personalidade distinta. Alguns são extrovertidos e brincalhões, enquanto outros são mais reservados e tranquilos.
“A personalidade de cada gato é única, e os felinos precisam ficar em ambientes restritos, visto que, além do risco de acidentes como atropelamentos, existem diversas doenças transmissíveis que são muito comuns em Minas Gerais, como FeLV, imunodeficiência felina (FIV) e esporotricose”, adverte a veterinária Marina Moller, especialista em saúde felina.
Veterinária Marina Moller Nogueira, médica veterinária especialista em Medicina Felina, do CentroVet BH
3. Velocistas incríveis
Gatos são notoriamente rápidos. Eles podem atingir velocidades de até 48 km/h em corridas curtas. Isso os torna excelentes caçadores.
4. Orelhas com superpoderes
Os felinos possuem mais músculos em suas orelhas do que os humanos. Ao todo, eles têm 32 músculos em cada orelha, enquanto os humanos têm apenas seis. Isso lhes confere uma capacidade incrível de movimento e direcionamento das orelhas para captar sons.
5. Leite não é a melhor bebida para os bichanos
Existe o mito de que a bebida preferida dos gatos é o leite. No entanto, conforme se tornam adultos, os felinos perdem a capacidade de digerir o alimento. Assim, de acordo com a veterinária Marina Moller, eles até “podem beber leite, desde que em pequena quantidade e evitando os com lactose”.
6. São dorminhocos
Esses pets são
7. Bigodes sensíveis
Os bigodes dos gatos, ou vibrissas, são muito sensíveis e ajudam os gatos a se direcionar pelo ambiente. As vibrissas podem detectar mudanças sutis no ar ao redor, ajudando os gatos a evitar obstáculos e capturar presas.