Ouvindo...

Qual a diferença de cachorro de apoio emocional e cão guia?

Cada vez mais, cães vem sendo adotados para auxiliar pessoas com deficiência ou com alguma doença psiquiátrica

Cães

Quem costuma frequentar aeroportos sabe que atualmente é comum esbarrar em tutores junto aos seus pets, sejam eles cães ou gatos. O que pode ser apenas uma viagem com o animal, na verdade, pode significar que aquele tutor precisa de um animal de assistência emocional, ou em casos de deficiência motora, ou visual, um cão guia. Veja abaixo a diferença entre eles.

O que é cão de apoio emocional?

Os animais de apoio emocional ou Animais de Assistência Emocional (Esan) são aqueles que auxiliam pessoas com doenças psiquiátricas, como ansiedade, depressão e estresse. Apesar de comumente cães serem os animais mais adotados para realizarem essa função, outros também podem exercer finalidade, como gatos, coelhos e tartarugas.

O que é o cão-guia?

Os cães-guia são aqueles que auxiliam na acessibilidade pessoas com deficiência motora ou visual. Dessa forma, eles são treinados para auxiliar os tutores a realizarem tarefas do dia a dia, como levantar da cama, ajudar a caminhar pelas ruas e até preparar uma refeição.

Esses cães costumam passar por treinamentos que chegam a durar até dois anos.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento