Ouvindo...

Moradores de Lavras Novas lançam campanha para reduzir impacto do trânsito causado pelo turismo

Iniciativa incentiva visitantes a deixarem os carros estacionados e explorarem o distrito a pé

O aumento no fluxo de turistas no vilarejo de Lavras Novas tem gerado impactos visíveis no trânsito local. O pequeno distrito, com cerca de 1.500 habitantes e localizado a apenas 19 quilômetros de Ouro Preto, tem enfrentado congestionamentos, especialmente nos fins de semana e feriados. A situação compromete a mobilidade tanto de quem mora na região quanto de quem visita o local.

As ruas estreitas, o crescimento no número de visitantes e a falta de estrutura para comportar o número de veículos que tem recebido têm causado incômodos na população local e em visitantes.

Motivados pelo desejo de que Lavras Novas retome a tranquilidade e o aconchego pelos quais é conhecido, moradores do vilarejo criaram a campanha “Lavras Novas a Pé”. A proposta incentiva os visitantes hospedados nos chalés, pousadas e hotéis da região a deixarem seus veículos estacionados e explorarem o distrito a pé. A ideia é valorizar a experiência da caminhada como forma de apreciar melhor as riquezas naturais, históricas e culturais do vilarejo — e também de colaborar com a mobilidade local.

Itamar de Carvalho, técnico em turismo e meio ambiente, além de morador nascido e criado em Lavras Novas, destaca que o número de veículos cresce a cada semana. Segundo ele, as ruas não foram planejadas para esse volume de tráfego e o estacionamento frequente em locais impróprios tem dificultado bastante a circulação. Ele reforça que a campanha não só favorece o bem-estar dos moradores, mas também beneficia os próprios turistas.

“Se tiver muito fluxo de veículos aqui, isso interfere para todos que passam por aqui — visitantes, turistas, moradores. Então, tendo um lugar adequado, com mais estacionamentos e áreas para guardar os carros, o vilarejo em si fica mais agradável para todos. Fica mais fácil registrar uma foto de uma igreja, da fachada de uma casinha, porque não vai ter interferência desses carros parados na porta.”

Além da mobilidade, a campanha busca resgatar a essência da vida no distrito: caminhar com calma, ouvir histórias, conhecer lendas da região e experimentar os sabores da culinária local. Itamar, que é filho de artesãos e também se dedica ao artesanato, conta que o cotidiano durante a semana é muito diferente da movimentação intensa dos fins de semana. A campanha, segundo ele, é também uma tentativa de equilibrar essas dinâmicas, sem impedir o turismo, mas promovendo uma convivência mais harmoniosa entre moradores e visitantes.

“Durante a semana, moradores cuidam das casas, frequentam a igreja e se preparam para o movimento do fim de semana. A campanha orienta turistas e moradores a evitarem deixar carros nas vias principais e andarem a pé. A intenção é reduzir o congestionamento nas ruas estreitas e valorizar a experiência local. Estão sendo estudadas novas áreas de estacionamento para organizar melhor o trânsito. A mobilização cresce com o apoio da associação, influenciadores e comerciantes. A ideia é que o visitante circule com tranquilidade e aproveite a cultura do vilarejo.”

Mais informações sobre a campanha estão disponíveis nos perfis @lavrasnovasape e @lavrasnovasmg e @lavrasnovasoficial, no Instagram.

Laira Ferreira

Leia também

‎Laira Ferreira é estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e estagiária na Rádio Itatiaia Ouro Preto.